Débora de Oliveira
FOI UMA HONRA E UMA EMOÇÃO…
…aguardar a chama Crioula por 51 minutos.
Eu achava que não conseguiria. Porque, por ser uma honra cívica, deveríamos ficar em posição de sentido, silenciosos e sem falar nada durante esse tempo todo.
Quem me conhece sabe que sou inquieta, tagarela, e não consigo esconder reações. Se vejo alguém já abano estabanada, já saio sorrindo e abraçando, mesmo quem eu nem conheço. por isso até minha família duvidava que eu seria fiel às tradições por tanto tempo.
Ao meio dia e 33 minutos do dia 17 de setembro de 2016, fiz o juramento “pela honra do Rio Grande, pela honra do Brasil” de que estava diante desse privilégio, jamais tido por algum casal da imprensa.
Marcelo Coelho e eu, frente a frente com aquele símbolo centenário, alma da Semana Farroupilha, guardiões da nossa história viva, e propagada por tantas gerações.
Era incrível ver a reação das pessoas caminhando pelo Parque Harmonia, e parando em meio à multidão, para se render ao fogo cuja representatividade emociona.
Incrível também o carinho recebido do público que nos acompanha, que sorria faceiro em nossa direção, entendendo que naquele momento não podíamos sequer agradecê-los, senão com um simples sorriso. Mas o coração transbordava gratidão.
Obrigada patrão Lídio, do Piquete grito do Quero Quero pela oportunidade. Obrigada MTG por esta honraria. Obrigada peões e prendas que vieram tirar foto e nos dedicar gestos lindos de admiração. Obrigada Cristina Cescon que me emprestou a saia de prenda que eu não tinha, e me fez me sentir toda toda. obrigada SBT RS por sempre confiar a mim grandes oportunidades de representar essa família.
O mês é farroupilha, mas o orgulho de representar esta terra e estas cores para mim dura o ano todo.
Fotos: Evelin Zancan
0 comentários